Enquanto no meu primeiro filho fiquei praticamente marcando X em um checklist pra saber se ele estava pronto, na segunda tudo simplesmente fluiu naturalmente. Acho que sobrava pouco tempo pra que eu me preocupasse com o tal checklist, ou então a maior parte dele já tinha sido internalizada. Pensando retrospectivamente, o que tiro de aprendizado desse período é que relaxar e não ter pressa é fundamental... Sem pressão, sem traumas.
Antes de desfraldar:
Depois de um ano de idade mais ou menos, quando minha filha ficava com alguma assadura, era comum eu vestir nela a calcinha e ficar levando ao vaso sanitário uns 20 min depois de ingerir líquidos. Abria a torneira e era 'batata': o xixi saía e era só eu lavar com a ducha, secar e recolocar a calcinha. Levou muito tempo pra ela desfraldar, mas o sentar no vaso se tornou algo natural pra ela. Isso me facilitou muito depois, porque não precisamos usar penico.
Li que iniciar o processo antes da hora pode gerar frustração e desestimular a criança. Mas acredito que isso só vai acontecer se transmitirmos ansiedade, frustração, se gerarmos pressão. Há mães que são adeptas da Higiene Natural -
vejam aqui - e os bebês nunca usam fraldas. Ficam sendo levados a um penico ou um balde pra fazer xixi depois das mamadas. Esses bebês desenvolvem o controle do esfíncter e passam a usar o vaso sanitário super cedo. Não foram pressionados, usar o banheiro era algo natural.
Existem duas formas de fazer o desfralde. Antes de iniciar o processo, decida se vai fazer o desfralde aos poucos ou de uma vez.
Fiz aos poucos aqui em casa porque achei menos estressante - mas também demora bem mais. Eu retirava a fralda em casa e recolocava pra sair. Levava ao banheiro várias vezes, principalmente alguns minutos (20-30 min) após ter ingerido líquido. Abria a torneira e esperava um pouco. As vezes saía xixi, outras não. Quando saía era aquela festa....
Às vezes o processo se enrola com uma viagem ou uma doença, por exemplo. Voltei a fralda algumas vezes porque não aguentei tanto escape. E tentei algumas outras vezes até perceber que o momento tinha chegado.
Retirar de uma vez a fralda vai gerar muito mais escapes mas o processo é bem mais rápido - bem mesmo. Obter ajuda na escola ajuda muito. Algumas sugerem desfraldar a turminha toda de uma vez - o que ajuda mas também pressiona aquele que não está pronto.
Fraldas Pull Up que avisam quando a criança fez xixi podem ajudar. Eu particularmente testei e não gostei - o momento de usar cueca/calcinha era especial pros pequenos e ajudou a estimular o desfralde.
Saia pra comprar cuecas e calcinhas nos temas preferidos do seu filho e deixe ele participar da escolha.
Adquira protetores de colchão se necessário (os de berço/minicama já costumam ser impermeáveis). É comum a gente se esquecer das fraldas nas sonecas diurnas. Proteja seu sofá - eu usava um protetor de colchão sob uma colcha.
Escolha um penico ou um adaptador de vaso sanitário que tenha alças pra criança se segurar e um banco ou escada pra apoiar os pés - eles conferem maior sensação de segurança e ajudam muitíssimo. Se seu filho tiver medo do vaso você provavelmente vai precisar do penico.
Se for usar penico deixe que seu filho brinque colocando um boneco pra fazer xixi.
 |
Troninho Toily Tinoc
Funciona como penico e adaptador com escada |
|
Assento Redutor Dican com escada
|
|
Troninho Love transparente 2 em 1
Serve como penico e adaptador para vaso
|
|
Troninho Love colorido
Mesmo modelo do anterior
Veja que a base se transforma em banquinho
(usei esse mas preferi um banquinho de madeira mais firme)
|
Protetores de PVC anti-ácaro da Alergoshop - de material plástico, muito prático para limpeza, basta um pano e álcool. Textura agradável, não é incômodo para dormir:
Compre um livro infantil sobre o tema - sugestões:
 |
Esse que usei, achei uma graça, o ratinho mostra pros amigos que já faz as necessidades no penico.
|
 |
Outros livros existentes |
Quando desfraldar:
Quando a criança estiver pronta (em geral entre 18-30 meses). Evite o inverno - a criança faz muito xixi nessa época e vai haver mais escapes. Veja o checklist que ajuda a identificar o momento certo (certamente não precisa de todos os itens pra iniciar o processo - use seu feeling):
Como desfraldar:
Ensine as etapas do processo: tirar a roupa, se sentar, se limpar do jeito certo, dar descarga, lavar as mãos após. Estimule a autonomia. Deixe que seu filho veja os pais/irmãos fazerem xixi de vez em quando. Criança aprende por imitação.
Prefira colocar roupas fáceis de tirar e botar.
Leve ao penico/vaso várias vezes ao dia, sobretudo após ingerir líquidos e quando demonstrar que está apertado.
Elogie quando ela avisar que está com vontade. Não demonstre frustração e comemore muito quando ela acertar o xixi no vaso ou penico.
Tente tornar o momento divertido - é normal a criança ter medo de sentar no penico/vaso.
Algumas crianças também têm medo da descarga. Deixe que ela aperte o botão.
A fralda diurna sai primeiro. A noturna só depois, quando a criança estiver acordando com ela seca por uma semana seguida mais ou menos.
Meninos começam o processo, em geral, aprendendo a fazer xixi sentado, empurrando o próprio pênis pra baixo. Costuma se sentir mais seguros assim. Aproveite o banho pra fazê-lo treinar em pé a mirar o xixi no ralo.
OBS: Com 3 anos a criança já pode se limpar sozinha após o xixi. Treinar é importante. No caso das meninas pode ser difícil ensinar a limpar da frente pra trás no início - eu preferi ensinar primeiro a encostar de leve o papel higiênico algumas vezes sem mover pra frente nem pra trás. E com 6 anos a criança pode aprender a limpar também o cocô - o lenço umedecido pode ser a melhor opção pra aprender a limpar o bumbum sozinha.
Marcadores: desfralde, fraldas