- mordedores gelados
- alimentos como cenoura gelada
- massagear a gengiva com uma gaze ou fralda
- analgésico oral
- distração
Tive dificuldade de achar um mordedor que agradasse meus pequenos. Os com gel que vão à geladeira foram melhor aceitos. Mas eles preferiam mesmo a colher de silicone...
Recentemente ouvi falar no picolé de leite materno e achei a idéia genial... Simples e eficaz. Mas se seu bebê já está na fase da papinha, pode fazer um picolé de frutas também (sem açúcar, claro). Podem ser usadas forminhas de picolé ou simplesmente uma chupeta na tampa de uma mamadeira ou copinho, como na foto abaixo.
Já me falaram também de Matricaria Chamomilla, mas não tive a oportunidade de testar. Trata-se de um pó fitoterápico a base de camomila que pode ser diluído e aplicado diretamente nas gengivas, a cada 2 horas.
Questionável:
- pomada anestésica a base de lidocaína: efeito curto, efeitos adversos impedem uso muito frequente.
Como cuidar dos dentes:
A higiene bucal começa bem antes dos dentinhos nascerem, logo ao nascer.
Principalmente quando se uso de leite artificial ou outros alimentos, é recomendável passar gaze úmida nas gengivas, bochechas e língua pra retirar os resíduos pelo menos 1-2x/dia.
Após o nascimento do primeiro dente, deve-se começar escovação com escova para bebês, extra macia, usando pasta com flúor infantil. Veja quadro de pastas de dente para fazer a escolha certa: o correto é usar pasta com mais de 1000ppm de flúor desde o nascimento para prevenir corretamente o surgimento de cáries e doenças periodontais. A quantidade é de um grão de arroz (0,1g) para bebês e crianças que não sabem cuspir e um grão de ervilha (0,3g) para as que já sabem cuspir (em geral após os 3 anos). Maiores quantidades podem desgastar o esmalte dentário e levar a fluorose (surgimento de manchas brancas nos dentes).
No início pode ser difícil. Em geral as crianças não gostam das escovas logo de cara. Muito menos da pasta com flúor. Com o mais velho eu tinha que usar vários artifícios pra conseguir limpar os dentes e fazia isso super rápido senão era o maior chororô. Televisão ligada, galinha pitadinha, mil histórias, procurar passarinho no céu, valia de tudo.
Esse vídeo do Doki que explica às crianças sobre a escovação me ajudava muito nessas horas: veja no
Youtube.
Após o nascimento do primeiro dente, ou antes de um ano de vida, a criança deve visitar preventivamente o odontopediatra.
Ensinar a usar o fio dental desde cedo também é importante, sobretudo se os dentes forem nascendo muito juntinhos uns dos outros.
A partir de 6 anos, a criança já pode escovar os dentes sozinha. Antes disso ela deve ser estimulada a aprender a escovação. É importante elas conhecerem, bichinho dos dentes e a importância de deixá-los limpinhos. Levar para escolher a escova e a pasta ajuda. Aqui em casa eu escovo primeiro e depois dou a escova na mão das crianças pedindo pra elas fazerem de novo, se olhando no espelho. Mas nada impede que a ordem seja inversa.