Rotação de brinquedos

Como temos brinquedos na nossa casa! Primeiro filho ganha muita coisa e ficamos com um mar de brinquedos no chão depois do primeiro aniversário. Com o tempo só vai aumentando... com dois filhos, então, é brinquedo que não acaba mais.

Crianças ficam entediadas quando brincam muito tempo com os mesmos brinquedos, sobretudo bebês. Aqui em casa adotamos a rotação de brinquedos quando meus filhos eram bem pequeninos. Separamos alguns organizadores dentro do armário com seleções de brinquedos, deixando apenas um no chão do quarto, revezando de tempos em tempos. Tinha vezes que no dia da rotação os pequenos olhavam pro cesto como se tivessem ganhado presentes, como se tudo fosse novidade. Agora que estão crescidos e organizam seus próprios brinquedos, pegam o que querem e fica mais difícil adaptar a técnica. Mas para bebês, acho imbatível.

Benefícios da rotação de brinquedos:

- menos brinquedos espalhados pela casa, mais fácil de limpar;
- evita estímulos em excesso;
- evita que fique entediado com os mesmo brinquedos;
- excitação com a novidade.

Como fazer:

- espalhe: coloque todos os brinquedos na cama, em um tapete ou no chão.

- divida em categorias: escolha poucas, não precisa ser muito exigente (ex: brinquedos de construção, faz de conta, pelúcias, sensoriais...). Você pode separar também aqueles de são para uso exclusivo na piscina, praia, no verão... Você pode incluir os livros nessas categorias ou não (eu gostava de tê-los todos à disposição, mas agora que tenho muitos estou pensando que eles merecem uma rotação a parte). Alguns preferidos podem ficar de fora da rotação também.

- compare as categorias: separe aqueles em excesso, os quebrados e os que a criança não gosta mais para doação.

- redistribua em grupos: coloque um ou alguns de cada categoria em cestos ou caixas organizadoras. Se precisar de sugestões, há um post com várias idéias aqui

- faça a rotação: decida quantos cestos você vai usar e de quanto em quanto tempo fará a rotação. Exemplo: 3-4 cestos com rotação semanal. Rotações mais frequentes demandam maior número de cestos. Separe o cesto da vez e guarde os outros no armário. A troca pode ser feita à noite, depois da criança dormir. Você pode também fazer a rotação sem estipular um prazo, quando perceber a criança mais entediada (acho o ideal). 


rotação de brinquedos
Fonte: Momma Society

Links relacionados:

Casa e Quarto Montessoriano
Organizadores de guarda-roupa e brinquedos
Estimulando o bebê
Introduzindo os alimentos
Acidentes na infância: como prevenir
Picos de crescimento e saltos no desenvolvimento
Desenvolvimento da linguagem: como estimular, sinais de alerta


Marcadores: , ,