Suplementação de ferro e vitaminas

 A atual recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é: 

Vitamina K:

É dada ao nascimento, na dose de 1 mg por via intramuscular, para prevenir a doença hemorrágica.

Vitamina D:

O leite materno contém cerca de 25 UI por litro, dependendo do status  materno desta vitamina. A necessidade diária da criança no primeiro ano de vida é de 400 UI de vitamina D.

Entre os fatores de risco para defi ciência de vitamina D, encontram-se: deficiência materna durante a gravidez, não exposição ao sol, viver em altas latitudes ou em áreas urbanas com prédios e/ou poluição que bloqueiam a luz solar, pigmentação cutânea escura, uso de protetor solar, variações sazonais, hábito de cobrir todo o corpo ou uso de alguns anticonvulsivantes.

Antigamente a recomendação era apenas para bebês que não estavam com aleitamento materno exclusivo ou ingeriam menos de 500mL/dia de fórmula, mas isso mudou pelo aumento da incidência de deficiência da vitamina e raquitismo. A atual recomendação é administrar 400 UI/dia de vitamina D a partir da primeira semana de vida até os 12 meses e de 600UI/dia dos 12 aos 24 meses, inclusive para  crianças em aleitamento materno exclusivo, independente da região do país. Administrar 400UI/dia de vitamina D em prematuros apenas com peso superior a 1500g.

addera

Vitamina A:

A concentração  no leite materno varia de acordo com a dieta da mãe. Em regiões com alta prevalência de deficiência de vitamina A, a OMS, o Ministério da Saúde e a SBP preconizam a suplementação medicamentosa dessa vitamina, na forma de megadoses por via oral, que devem ser administradas a cada 4 a 6 meses.

Ferro:
 A OMS propõe que a suplementação profilática de ferro medicamentoso seja realizada de maneira universal, em regiões com alta prevalência de anemia carencial ferropriva e na dose diária de 12,5 mg, a partir do sexto mês de vida. A recomendação do Departamento de Nutrologia da SBP quanto à suplementação de ferro:

Indicação e dose de ferro

Os principais suplementos de ferro disponíveis são: sulfato ferroso (Ferronil, Hematofer, Sulferrol), glicinato férrico e outros sais feéricos (Neutrofer, Combiron), ferro aminoquelado (Polifer), ferro carboniza (Novofer Ped) e ferro polimaltosado/ferripolimaltose (Noripurum, Ultrafer, Endofer).

A ferripolipomaltose (Noripurum, Ultrafer e Endofer) quando comparada ao sulfato ferroso e outros, tem a vantagem de trazer menos efeitos adversos como náuseas e constipação e de não ter absorção alterada por alimentos. Pode ser dada junto com um pouco de suco ou leite.

noripurum
Além da prevenção medicamentosa da anemia ferropriva, deve-se estar atento para a oferta de alimentos ricos ou fortificados com ferro (cereal, farinha e leite), lembrando que, a partir de 18 de junho de 2004, as farinhas de trigo e de milho foram fortifi cadas, segundo resolução do Ministério da Saúde, com 4,2 mg de ferro e 150 microgramas de ácido fólico por 100 g de farinha.

O ferro pode ser encontrado sob duas formas: heme (boa disponibilidade: carnes e vísceras) e não heme (baixa disponibilidade: leguminosas e verduras de folhas verde- -escuras). Para melhorar a absorção do ferro não heme, deve-se introduzir agentes facilitadores, como carnes e vitamina C, e evitar os agentes inibidores, como refrigerantes, café, chás, chocolate, leite.


Dicas:

Não goteje direto o remédio na boca do bebê - você pode calcular mal a força e se cair maior quantidade não tem volta. Coloque em uma colher ou seringa. Eu particularmente prefiro sempre dar remédio em seringa, diluo um pouco em água e depois dou um suco ou leite ou copo de água pra tirar o gosto. Não tive a oportunidade de experimentar, mas hoje existem chupetas com compartimento para remédio. Desconfio que depois de um tempo elas não devem funcionar muito bem... Com frequência a gente tem que forçar um pouco o remédio com a seringa, imagina ficar esperando o bebê sugar por livre e espontânea vontade...
chupeta para remédio


Cuidado com a roupa - ferro mancha e muito. Acho que a melhor hora de dar ferro é antes do banho, com o bebê já sem roupa. Depois vai direto pra banheira ficar limpinho...

Links relacionados:


Amamentação
Extraindo leite materno
Leite materno: como conservar, armazenar e congelar
O mito do leite fraco
Mamadeira: qual, como e até quando usar
Introduzindo os alimentos
Encantadora de Bebês
O choro
Cólicas e refluxo
Chupeta: introdução retirada 
Banho de sol

Marcadores: